ONG Brasil 2013
Foram 3 dias intensos de trocas, debates de ideias, construção coletiva, repensar coletivo a respeito do Terceiro Setor como um todo. O Congresso propiciou, mais uma vez, discussão, debates e construções coletivas de diversos assuntos importantes. A participação dos representantes das ONG's do Brasil inteiro, entidades afins e governo federal foram decisivos para o debate amplo e proveitoso.
Mudanças se aproximam em 2014 devido ao Marco Regulatório do Terceiro Setor e pela efetivação da lei 12.868/13 que amplia a 12.101/09 e que gerou debates e interpretações diversas e calorosas em torno do texto e no aguardo das portarias regulatórias de cada ministério.
O congresso fora aberto com Humanitare Foundation com o tema Happy Returns : Por que boas causas são bons negócios ? A mesa fora composta por diversas pessoas atuantes e a presença do Diretor Goblal de Cidadania da KPMG o inglês Lord Michael Hastings, painel muito produtivo e amplo debate de idéias.
A tarde debatemos o Marco Regulatório com os representantes do Governo Federal dos 3 ministérios envolvidos: Educação, Saúde e Assistencia Social, incluindo novas regras do CEBAS respectivos.
No final painel da Rede Folha com tema Empreendedorismo Socioambiental como proposta para um novo Brasil, muito rico em tecnologia social e expertise de entidades que estão aí agindo na sociedade.
O segundo dia inicia com encontro com a NESst, aceleradora de projetos, com o tema Negócios Sociais no contexto do Terceiro Setor, sala abarrotada, pois tema fora recorrente durante o evento, pouco tempo para tanta informação, até teve um estudo de caso de entidade chilena, pena que foi pouco tempo para muito a aprender e trocar.
Já a tarde fomos para o painel de questões tributárias e legais ligadas as entidades, principalmente ao Marco Regulatório e E-Social. Assuntos complexos mas de vital importancia em 2014.
Para encerrar o dia um painel de construção coletiva com o tema Sociedade Civil em 2023,quatro cenários transformadores para inspirar, desafiar e estimular o futuro da sociedade civil organizada no Brasil. Cujo projeto virara um livro e distribuido aos presentes. para que reflitamos nosso papel na construção da sociedade que queremos e almejamos, mas sempre construindo coletivamente, pois somente a sociedade irá construir um bairro melhor, uma cidade sustentável, um país justo e um mundo onde todos possam viver dignamente.
Sábado com paineis mais voltados a temas especificos como sorteios, liderança e gestão de pessoas, além de fortalecimento institucional.
Enfim mudanças a caminho, legislação pesada a ser imposta, discussão do setor 2,5 ou seja os negócios sociais que suscitaram muitos paineis e a legislação que deverá entrar em vigor em 2014, além de várias reflexões sobre para onde caminha o terceiro setor e esperando a regulamentação do Marco Regulatório que traz muitas duvidas e controvérsias para todas as entidades. Mas uma vez a profissionalização fora tema recorrente e indispensáveis em dias de busca de sustentabilidade e sobrevivência da causa.
Valeu cada painel, discussão e troca de experiências. Há muito a refletir num momento de transformações em todos os setores e quebras de paradigmas. Oxalá possamos fazer essa transição, cada qual no seu tempo, da melhor forma possível, para o bem de todos. Reflexões mil a serem feitas.
Bem em 2014 a ONG Brasil será de 27 a 29/12/2014.