segunda-feira, 30 de junho de 2014

Gestão e Desenvolvimento no Terceiro Setor


Por Valter Cegal

Administrar uma Organização Social é um desafio muito grande. É preciso saber cuidar da gestão de uma organização que não visa lucro, e sim efetua a reutilização do lucro, e também depende de parcerias e doações. A Alavanca Social, em parceria com a ATN/TechSoup Brasil e IBM, estarão capacitando Gestores de Organizações Sem Fins Lucrativos através de cursos em 10 cidades brasileiras, possibilitando o treinamento dos mesmos para replicarem o aprendizado para outras pessoas e organizações. O NGO Toolkit é um projeto que auxilia o uso de Ferramentas para Gestão, Desenvolvimento e Conexão em Instituições do Terceiro Setor.
A gestão é um processo continuo e dinâmico, por isso deve ser realizada através de um bom planejamento e desenvolvimento. O primeiro ponto a ser ressaltado, é o fato de o terceiro setor ser uma rede de colaboração. Por ter origem em uma difusão setorial, recebe apoio através de parcerias. É preciso definir os colaboradores por prioridade e grau de importância. São “Stakeholders” todas as pessoas e grupos de interesse da organização. Essa rede de colaboração deve ser preservada pela organização, pois atuar em redes colaborativas permite o seu crescimento.
Faz parte da administração de uma organização o comprometimento com a sua Identidade Organizacional. É muito importante que ela seja bem esclarecedora. A missão é o que dará direção e significado às organizações. A visão estabelecerá aonde quer chegar a determinado tempo. E os valores da organização devem ser apresentados para garantir os princípios éticos e morais. Através dessas atividades, os objetivos, metas, recursos e divisões de tarefas poderão ser estabelecidos. Esse é o planejamento estratégico que qualquer negócio (seja governamental, privado ou social) deve criar. O planejamento juntará a identidade organizacional para criar estratégias dentro dos princípios e valores da organização. Faz parte de uma técnica administrativa para ordenar as ideias permitindo criar uma visão do caminho que a organização deve seguir.
A gestão deve levar em conta, igualmente, a sustentabilidade e perceber que isso é mais que o respeito pelo meio ambiente. É a atuação em projetos para melhorar o seu relacionamento com a sociedade. Manter uma relação responsável da organização com os seus stakeholders é ter uma responsabilidade social. Para obter suas metas, é preciso levar em conta os grupos de interesses relacionados. Afinal, as organizações estão voltadas para a percepção e satisfação de cada pessoa e, por isso devem procurar oferecer serviços de qualidade, buscando na experiência empresarial o conhecimento e ferramentas capazes de aprimorar suas ações. A gestão de qualidade é esta prática para controlar e melhorar os processos da organização.
O ponto mais importante para uma organização social é a captação e a mobilização de recursos. Há muitos métodos e fontes de recursos, como mala direta, telemarketing, sorteios e eventos. A comunicação é uma grande aliada para a captação de recursos. Investimentos em ações de comunicação e marketing é uma alternativa eficiente para conquistar novos apoiadores.
Por fim, é preciso ter em mente que a tecnologia está sempre a serviço dos negócios e de seus desenvolvimentos. Administrar uma organização é uma tarefa intimamente ligada à tecnologia. As organizações precisam estar cientes das inovações tecnológicas e usá-las a seu favor. Nos últimos tempos houve um forte crescimento no volume de dados e informações que recebemos. Mas, não basta conseguir reter essas informações, é preciso saber acessá-las e usá-las adequadamente. É neste momento que entra a tecnologia para ajudar neste processo. Além de permitir segurança no armazenamento de dados, facilita e aumenta a produtividade. A rotina e organização são estabilizadas. A tecnologia é uma forma de tornar as organizações mais sustentáveis, através da virtualização dos documentos, sendo desnecessário o uso de papéis para todas as tarefas. A tecnologia acompanha a dinâmica da gestão, possibilita eficiência e eficácia no acesso às informações necessárias e às práticas da organização.

 

Ceará apresenta experiências de erradicação da pobreza em Nova York


O sucesso do Brasil na formulação e execução de políticas sociais voltadas para a erradicação da pobreza atrai atenção de especialistas estrangeiros não apenas para os grandes programas de governo, mas também para projetos locais, surgidos no seio de municípios e comunidades carentes. É o caso de três projetos cearenses, premiados recentemente por uma iniciativa conjunta da Assembleia Legislativa do Ceará e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).No foco de suas ações estão o fortalecimento da agricultura familiar, a redução das taxas de mortalidade materna e infantil e a promoção da capacitação técnica de jovens.

Graças ao prêmio Eu curto essa cidade – criado em 2011 para valorizar e divulgar práticas locais que promovam a erradicação da pobreza no Ceará –, eles puderam passar cinco dias em Nova York participando de intercâmbios com especialistas da ONU sobre estes temas. “Foi um espaço para divulgar nosso trabalho. Aumentamos nossa credibilidade e visibilidade dentro do terceiro setor”, afirma Wagner Gomes, Diretor-Executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel), uma das organizações premiadas.

Composta por jovens profissionais ligados a Universidade Federal do Ceará, a Adel fornece assistência técnica e orientação de negócios para os agricultores e suas famílias. Com uma equipe multidisciplinar, a iniciativa pretende contribuir para a redução do êxodo rural no interior do estado. “Queremos que o jovem tenha a opção de permanecer no campo, se desejar, mas de forma sustentável. Para isso oferecemos capacitação que possibilite acesso ao crédito, geração de renda e uma vida digna”, completa.

A saúde materna foi a grande beneficiada no município de Sobral (CE) com ajuda da estratégia ‘Trevo de Quatro Folhas’. Entre 2007 e 2008, houve uma queda de 65% na mortalidade materna no município (Ministério da Saúde/DATASUS). Por meio das “mães sociais”, o projeto oferece assistência a mulheres grávidas em situação de risco físico ou social, realizando um acompanhamento individual durante a gravidez e após o parto.

Um dos fatores de sucesso da iniciativa é sua grande capilaridade. As mães sociais são escolhidas dentro de suas comunidades e têm a capacidade de atender locais mais remotos e trazer as famílias para a rede pública de saúde. “A mãe social é treinada para se tornar desnecessária. Seu papel é empoderar a mãe nos cuidados”, diz Julia Santos, Coordenadora do projeto, que aposta no baixo custo da iniciativa para sua reprodução em outros municípios.

O terceiro empreendimento premiado tem foco na inserção social dos jovens por meio da educação técnica e profissional. O Instituto de Educação Portal (IEP) qualifica e insere o jovem no mercado de trabalho, além de proporcionar uma visão global de cidadania, arte e cultura. Ao final dos cursos, que duram de 1 a 2 anos, quase 80% dos alunos já estão empregados.

Depois de formados, os jovens também se tornam voluntários em projetos sociais dentro de suas comunidades, desenvolvendo atividades nas áreas de informática, meio ambiente, incentivo ao esporte e prevenção no uso de drogas, entre outras. “O jovem deve ser um líder social em sua comunidade, contaminando os outros com este espírito e os trazendo para nossa rede do bem”, diz Monica Rabelo, Diretora-Executiva da organização.

Garantir cidadania, educação, saúde reprodutiva e empregos para a juventude estão entre as áreas prioritárias definidas pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em seu plano de ação para os próximos cinco anos. Focados na erradicação da pobreza, os projetos selecionados têm relação direta com estes temas e aproveitaram as comemorações do Dia Internacional da Juventude, celebrado em 12 de agosto, para a realização da viagem. “A visita da delegação cearense certamente agregou valor ao Sistema ONU. A troca de experiências pode contribuir para a organização na discussão e formulação de políticas focadas para a juventude”, explica Ieva Lazareviciute, Oficial de Programa do PNUD responsável pelo projeto CapaCidades, que promoveu o prêmio.

Além de especialistas do Escritório de Políticas para o Desenvolvimento do PNUD, os representantes das iniciativas premiadas também tiveram encontros com membros do programa de Voluntários das Nações Unidas, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (UNDESA) e da Delegação Brasileira na organização.

Desenvolvimento local e o projeto CapaCidades

O projeto de Fortalecimento de Capacidades para o Desenvolvimento Humano Local é realizado pelo PNUD nos municípios de Barbalha (CE), Abaetetuba (PA), Jaguarão (RS) e Marliéria (MG).
Em parceria com a Confederação Nacional de Municípios, seu objetivo é apoiar os governos no fortalecimento das capacidades institucionais necessárias para o desenho e implementação de políticas, programas e projetos com foco no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e na promoção de desenvolvimento humano local.

Fonte: Artigo Publicado por ONU-Brasil em http://www.onu.org.br/ceara-apresenta-experiencias-de-erradicacao-da-pobreza-em-nova-york/

 

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Avós do Coração no Jornal da Cidade

Links :


25/6 - Bauru Pocket

25/6 – JCnet



CAROS AMIGOS
GOSTARÍAMOS DE COMPARTILHAR COM OS DEMAIS AMIGOS DA REDE ENTRELAÇOS A NOSSA ALEGRIA EM ESTARMOS REALIZANDO COM O CENTRO EDUCACIONAL INFANTIL SANTO ANTONIO – CEISA, ATRAVÉS DA MALÚ, UM TRABALHO TÃO IMPORTANTE E COMPENSADOR ENTRE OS NOSSOS IDOSOS E AS CRIANÇAS.
PARA COMPARTILHAR MAIS DE PERTO, O QUE SERIA MUITO IMPORTANTE PARA TODAS AS ENTIDADES QUE FAZEM PARTE DA REDE E OS QUE AINDA NÃO FAZEM E QUE PODEM ADOTAR A NOSSA EXPERIÊNCIA, AO SEU GRUPO, POIS O RESULTADO É TÃO SATISFATÓRIO, QUE SERIA MUITO PRAZEROSO AMPLIÁ-LO, POIS A NOSSA “FUNÇÃO” É ESSA, FAZER O BEM, O QUE PUDERMOS DE MELHOR AOS NOSSOS ATENDIDOS. É UM TRABALHO SIMPLES E FÁCIL DE REALIZAR, MAS QUE TEM UM RESULTADO INESPERADO.
Ofélia – Presidente do CEAM

Projeto Avós do Coração
Através da Rede Social Entrelaços, espaço mediado pelo SESC e SENAC que reúne dirigentes e representantes de diversas entidades sociais, a Presidente da Entidade Centro Espírita Antoninho Marmo, que executa o Serviço de Acolhimento de Idosos “Cantinho do Idoso Waldemar Timachi”– Ofélia Azzi Mansanaro  conheceu a Coordenadora do Centro de Educação Infantil Santo Antonio do Núcleo Ferradura Mirim de Bauru – Maria Lúcia (Malú), onde idealizou o  Projeto “Avós do Coração” que era de estar levando as crianças a se interagir com Idosos uma vez que hoje os avós das crianças são muito jovens e  os mesmos não tem o contato com aquelas pessoas de mais idade, como os que estão acolhidos no Abrigo.
Desde o ano passado as entidades se entrelaçaram e começaram os encontros. A escola veio da entidade por duas vezes e os idosos já visitou a escola uma vez. Também mantiveram contato através de cartinhas e telefone.
Trata-se de uma parceria muito importante, pois é uma troca de bem estar, de energia, de carinho e alegria, onde faz com que as crianças comecem a respeitar e dar mais valor a pessoa idosa e os idosos passar para as crianças toda sua experiência e sabedoria.
Isto é, “Unir a energia das crianças com a sabedoria e a memória dos Idosos”.


EVENTOS  DO CENTRO ESPÍRITA ANTONINHO MARMO QUE IRÃO ACONTECER:
DIA: 27/07/2014 – NO PIRATININGA TENIS CLUBE – PTC, ÀS 16H00 - PINTURA MEDIÚNICA – VALDELICE SALUM;

DIA: 08/08/2014  - JANTAR MINEIRO NO PIRATININGA TENIS CLUBE – PTC, ÀS 21H00 – CONVITE À VENDA  (PARCERIA – AÇÃO FRATERNAL – CONFIANÇA SUPERMERCADO).