Uma das educadoras ao ver as fotos referentes ao Pé-de-livro seguida da minha breve apresentação se inspirou e começou semear a idéia na escola. No dia 22 de Agosto começou a primeira plantação. Logo foi constado que no caso das crianças pequenas se faz necessária uma orientação por parte de um adulto. Para os livros serem colocados nos barbantes as crianças solicitam ajuda e para guardá-los podem oferecer ajuda. Hoje o Pé-de-livro acontece todos os dias no período da manhã. Uma pequena árvore oferece sua sombra e os pequenos brotinhos das mangas que chegarão cedem espaço para os barbantes que acolhem livros variados, gibis... A cada dia os livros podem voltar, dar espaços para outros... ...um lindo tecido verde estendido na grama cria um espaço para que as crianças cheguem. Algumas chegam, sentam, brincam com os livros. Outras experimentam a leitura e logo vão buscar outras brincadeiras. Talvez algumas até hoje nem se sentaram embaixo do pé-de-livro. Mas o projeto é vivo, pode crescer como a árvore que generosamente oferece os seus galhos ainda pequenos... Gostaria de compartilhar uma dessas experiências. No dia 12 de Setembro ao levar uma das crianças para o gramado me deparei com a montagem do Pé-de-Livro. Essa mesma criança ao ver os barbantes começou a brincar de se balançar, inclusive colocando o seu pescoço por entre os nós. Foi então que eu e uma das educadoras estabelecemos uma conversa onde explicamos que enquanto as mangas não chegavam e os brotos estavam pequenos os livros estavam brotando. A criança insistentemente colocou a sua cabeça novamente em um dos barbantes fazendo questão de nos mostrar que não havia se machucado. Começamos a pendurar os livros e algumas crianças logo se aconchegaram no tecido verde. Uma menina do maternal II escolheu um dos livros e começou a nos contar a história, ou melhor, a sua história. Um menino do maternal I pegou outro livrinho e começou a brincar de fazer vento com ele. Uma outra sentou-se no meu colo para ouvir a história do lobo bom que a outra contava. O lobo era tão bonzinho que fomos convidadas a fazer carinho nele. A terminar a sua história outra criança do Infantil I pegou o mesmo livro e uma nova história surgiu. Interessante que a menina da história era muito igual a ela, rsrsrs... Outra pequenina inicia outra vez mais um: "Era uma vez", cantando antes uma música que constumamos cantar antes das histórias. E é claro que outra história brotou da sua imaginação.... Simultaneamente outro menino pegou um dos Gibis e começou a sua leitura. Tão verdadeira que qualquer um que o visse acreditaria que realmente estava lendo. Hoje 16 de Setembro uma educadora compartilhou no momento da orientação pedagógica que as crianças em geral gostam que ela conte as histórias. Informou, ainda, que nesse mesmo dia uma das mães que acompanhava seu filho na escola foi a contadora de uma delas. Percebemos que se faz necessário despertar nas crianças o cuidado com os livros. E da nossa parte precisamos perseverar para que o Pé-de-livro não seja abandonado ou esquecido. Observação : Tendo em vista que temos muitos livros estamos abrindo mão do acervo Entrelaços
quarta-feira, 8 de outubro de 2014
O Pé-de-livro está dando frutos no CEISA.
Uma das educadoras ao ver as fotos referentes ao Pé-de-livro seguida da minha breve apresentação se inspirou e começou semear a idéia na escola. No dia 22 de Agosto começou a primeira plantação. Logo foi constado que no caso das crianças pequenas se faz necessária uma orientação por parte de um adulto. Para os livros serem colocados nos barbantes as crianças solicitam ajuda e para guardá-los podem oferecer ajuda. Hoje o Pé-de-livro acontece todos os dias no período da manhã. Uma pequena árvore oferece sua sombra e os pequenos brotinhos das mangas que chegarão cedem espaço para os barbantes que acolhem livros variados, gibis... A cada dia os livros podem voltar, dar espaços para outros... ...um lindo tecido verde estendido na grama cria um espaço para que as crianças cheguem. Algumas chegam, sentam, brincam com os livros. Outras experimentam a leitura e logo vão buscar outras brincadeiras. Talvez algumas até hoje nem se sentaram embaixo do pé-de-livro. Mas o projeto é vivo, pode crescer como a árvore que generosamente oferece os seus galhos ainda pequenos... Gostaria de compartilhar uma dessas experiências. No dia 12 de Setembro ao levar uma das crianças para o gramado me deparei com a montagem do Pé-de-Livro. Essa mesma criança ao ver os barbantes começou a brincar de se balançar, inclusive colocando o seu pescoço por entre os nós. Foi então que eu e uma das educadoras estabelecemos uma conversa onde explicamos que enquanto as mangas não chegavam e os brotos estavam pequenos os livros estavam brotando. A criança insistentemente colocou a sua cabeça novamente em um dos barbantes fazendo questão de nos mostrar que não havia se machucado. Começamos a pendurar os livros e algumas crianças logo se aconchegaram no tecido verde. Uma menina do maternal II escolheu um dos livros e começou a nos contar a história, ou melhor, a sua história. Um menino do maternal I pegou outro livrinho e começou a brincar de fazer vento com ele. Uma outra sentou-se no meu colo para ouvir a história do lobo bom que a outra contava. O lobo era tão bonzinho que fomos convidadas a fazer carinho nele. A terminar a sua história outra criança do Infantil I pegou o mesmo livro e uma nova história surgiu. Interessante que a menina da história era muito igual a ela, rsrsrs... Outra pequenina inicia outra vez mais um: "Era uma vez", cantando antes uma música que constumamos cantar antes das histórias. E é claro que outra história brotou da sua imaginação.... Simultaneamente outro menino pegou um dos Gibis e começou a sua leitura. Tão verdadeira que qualquer um que o visse acreditaria que realmente estava lendo. Hoje 16 de Setembro uma educadora compartilhou no momento da orientação pedagógica que as crianças em geral gostam que ela conte as histórias. Informou, ainda, que nesse mesmo dia uma das mães que acompanhava seu filho na escola foi a contadora de uma delas. Percebemos que se faz necessário despertar nas crianças o cuidado com os livros. E da nossa parte precisamos perseverar para que o Pé-de-livro não seja abandonado ou esquecido. Observação : Tendo em vista que temos muitos livros estamos abrindo mão do acervo Entrelaços
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário