sábado, 15 de dezembro de 2012


ONG BRASIL 2012 - Conheça os principais assuntos discutidos dentro do tema Sustentabilidade e Desenvolvimento

Por Cristiane Sobral da Silva, administratora, trabalhou na Cáritas e no CEAC, desenvolvendo funções ligadas a gestão das entidades.

- ArteSol: ontem e hoje, com Maria Lopes da ArteSol – Artesanato Solidário - palestra envolveu o questionamento da metodologia hoje em curso, pois de início o projeto era de geração de renda e agora passado essa meta discute-se como levar o artesanato de tradição para além das fronteiras, quebrando paradigmas, mapeando e replanejando ações, ampliação da rede ArteSol fundamentada no Comércio Justo, focando em projetos e comercialização. Com esse processo o objetivo maior é não deixar desaparecer o saber da comunidade, pois em não havendo a passagem para outras gerações a tendência é o desaparecimento do artesanato daquela comunidade.

- Programa de Educação em Valores Humanos - Dalton de Souza Amorim, fundador da Escola Sathya Sai de Ribeirão Preto, apresentou que além das matérias obrigatórias, a escola realiza também o Programa de Educação em Valores Humanos, com os seguintes valores capitais: Amor, Verdade, Retidão, Paz interior e Não-violência. Estão sediados na periferia e em mais 25 locais pelo Brasil com evasão próxima a zero e satisfação de 94% dos pais, tudo gratuitamente e sem vinculo religioso.

- Projeto Conviver - A Fundação Fé e Alegria, representada pela Maria de Fátima, Assistente Social, apresentou o Projeto Conviver em interação em Vazantes-CE, além do Vazante Vive, buscando o envolvimento para buscar políticas públicas além de outros projetos desenvolvidos a vários públicos: jovens, famílias, comunidade e idoso.

- A Fundação Espaço Eco, apresentada pelo Fernando, proporcionou conhecimento dos serviços prestados principalmente em Consultoria de projetos da Fundação para se manter como OSCIP, que é apoiada pelo governo alemão, cujo foco são as PME´s.

- Segunda sem carne - a HSI, representada pelo Guilherme,  apresentou o evento realizado pelo mundo inteiro para que pessoas se conscientizem sobre o consumo excessivo de carne e os danos causados ao meio ambiente e a todos os seres vivos.

- Instituto Alana, com a Mônica Xavier, falou do Consumismo e Infância, enfatizou  comerciais que são dirigidos as crianças e não aos pais, direcionado ao consumismo exacerbado e as promessas irreais que trazem tais peças publicitárias para famílias, sociedade e meio ambiente.

- O Consulado da Mulher, apresentado pelo Cristiano Basile, retratou o projeto de geração de renda direcionado as mulheres aplicando metodologias e viabilizando projetos como Mulher Empreendedora e Usina do Trabalho.

- Instituto Recicle com a palestra: Arte como campo de conhecimento para Desenvolvimento Sustentável, apresentada pela Renata, onde retratou a arte como meio de aprendizagem de diversas formas e saberes, tendo como missão o desenvolvimento local alicerçado na autonomia e vivências práticas, onde cita o Programa Nacional de Desenvolvimento Local, idealizado em lei por obra de Ladislaw Dawbor.

- Instituto Saber Solidário trouxe um case: A experiência de uma cooperativa de catadores, pela Eni, basicamente relata a construção e compartilhamento do conhecimento nos Empreendimentos de Economia Solidária, representado pela cooperativa de catadores de Materiais Recicláveis que buscam a sustentabilidade socioeconômica, comunidade de prática, como instrumento de aprendizagem coletiva dentro da organização social do trabalho cujas características são : engajamento mútuo, própria comunidade e prática.

- Palestra Cultura de Paz – Ações de Prevenções à Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes, realizada pelo Eduardo José Pan, comunicador social, representante da Liga Solidária, que abordou ações desenvolvidas para uma cultura de paz junto a comunidade onde está inserida

- Sustentabilidade das organizações além do discurso, com Marco Milani, falando sobre conceitos e formas de se introduzir a temática nas empresas, incluindo acompanhamento de indicadores de sustentabilidade e critérios para cada tipo de empresa e sua sobrevivência no mercado a longo prazo.

- Meio Ambiente e Saúde, apresentada por Evagelina, falando da urbanização, poluição e mudanças climáticas que são os grandes desafios do século XXI, inclusive de pesquisas científicas realizadas em São Paulo.

- Palestra Microcrédito e Renda Básica Garantida, pelo Marcus Vinicius da Recivitas, relatou a experiência desenvolvida em Quatinga Velho (Mogi Mirim) onde se desenvolveu o projeto de repasse de renda mensal aos moradores da comunidade, inclusive com possibilidades de replicação em outras comunidades e países.

- Fórmula escoteira para a criação de um mundo sustentável, com Daniel Franco, publicitário, onde explanou sobre o movimento escotismo pelo Brasil e seus dez valores principais,integrando os conceitos de sustentabilidade à vida dos jovens, sempre pautado pelo coletivo em detrimento do individual, instigando e construindo junto ao jovem a verdadeira liberdade.

- Seminário Aprendendo sobre avaliação a partir de estudo de casos, onde fomos instigados a quebrar paradigmas e nos transformarmos em consultores mediante a apresentação de um estudo de caso real de consultoria que fora solicitado ao Instituto Fonte, por meio de Marilene e Martina, nos levaram a equacionar a avaliação, apresentar indicadores e soluções ao caso como um todo.

- Negócios com impacto social, com o Michel (Dialogo Social/Criando), relatando sobre produtos e serviços no terceiro setor, e a urgente necessidade de profissionalização para se chegar aos resultados desejados, elencou ferramentas de gestão disponíveis para todos os níveis de gestão e possibilidades de negócios e até franquia social onde se repassa a tecnologia social para ser replicada, incluindo a tributação inerente ao negócio, ou seja venda da missão/causa e não simplesmente do produto, e estes tem que ser criativos e inovadores para que se conquiste o consumidor.

Já está confirmada a edição de 2013 que será de 28 a 30/11/2013, no Expo Center Norte, São Paulo. Transforme uma idéia em ação. Para informações www.ongbrasil.com.br .


ONG Brasil 2012 - O terceiro setor terá de trabalhar em rede

Por Cristiane Sobral da Silva - administratora, trabalhou na Cáritas e no CEAC, desenvolvendo funções ligadas a gestão das entidades.

O evento ocorrido nos dias 6 e 7 de dezembro últimos contou com Congresso e Feira, sendo que esse ano houve uma programação diferente em relação à edição anterior: As temáticas foram divididas em 3 eixos: Sustentabilidade e Desenvolvimento; Participação da Sociedade por um Brasil melhor e Relação ONGs com a sociedade, empresas e governo, além de outros seminários de temáticas diversas, inclusive curso de 4 horas do SICONV (Portal de Convênios do Governo Federal), com presença dos  facilitadores de vários órgãos federais.
A Feira estava bem diversificada e entidades de todos os setores estavam representadas, mas ainda sem grandes inovações e criatividade, com algumas exceções e presenças do segundo setor que estabelecem a tendência do setor 2,5, que abraça a causa mas com o econômico e ambiental juntos.
Já o Congresso foi bem rico e fora unânime entre palestrantes e entidades dos mais variados setores que o terceiro setor terá que trabalhar em rede se quiser evoluir, além de profissionalizar a entidade como um todo e alguns chegam a falar em selos e normas de eficiência para o terceiro setor como um todo num médio prazo, além de muita criatividade e inovação para buscar novos projetos e a própria sobrevivência da entidade, independente de seu tipo ou tamanho.
É urgente a profissionalização de gestão e processos, é preciso se sonhar grande, os paradigmas precisam ser quebrados para levarem o terceiro setor a outro patamar, o da transparência, do impacto social e do accountability. 

domingo, 9 de dezembro de 2012


ONG BRASIL 2012 - Relação entre 2º. e 3º. Setor:
A união de quem tem o recurso com quem precisa dele

Fonte: Ângela Moraes

Segundo o gerente de projetos da Nissan, Celso Estrela, a multinacional japonesa destinou para investimento no setor Social em 2013 cerca de 3 milhões de reais, conforme relatou no debate promovido pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), no último dia 6, na ONG BRASIL 2012. A gerente de projetos da IBM, Ana Cláudia, por sua vez, não pode mencionar valores, mas enfatizou, comoventemente: “Organizações Sociais, continuem fazendo o que vocês sabem fazer, que é cuidar do setor social. Nós (empresas) precisamos de vocês!”.
Essas duas declarações retrataram não só a visão de duas grandes multinacionais, mas também é a preocupação da maioria das empresas em atender às regulamentações de Responsabilidade Social, de todos os portes.

Por isso, o que ficou é: as verbas existem. Mas como ter acesso a elas?
Os debatedores foram enfáticos no mesmo ponto: é preciso que os projetos venham com objetividade, clareza de propósito e que as ações possam ser mensuradas (impacto social). Outro ponto extremamente importante é a transparência da organização proponente em relação ao uso das verbas, com a devida prestação de contas. Somente com essa contrapartida por parte das instituições é que os projetos podem ser levados à avaliação dos acionistas, revela Ana Cláudia.

Além disso, outras estratégias podem contribuir para a aprovação do seu projeto pela empresa:

- Procure no site das empresas qual é o seu foco social: Crianças? Jovens? Educação? Meio ambiente? Geração de Renda? – projetos não alinhados com o propósito da empresa são automaticamente descartados;

- A maior parte das empresas busca valorizar o seu entorno, portanto, apresente seus projetos junto aos empresário próximos de seu núcleo de atendimento; caso não dê certo, aí sim procure buscar àqueles que deixam claro em seu propósito expandir para diversas áreas.

- Abra espaço para que a empresa participe do projeto, faça alterações nele, insira seus funcionários como voluntários e mantenham um diálogo aberto e transparente!

Estrela, gerente da Nissan, demonstra também compreensão em relação às dificuldades do 3º. Setor e revela: já contribuímos em situações anteriores também com a organização interna da instituição, contratando profissional de comunicação, marketing ou administração. “Mas é preciso que o dirigente esteja aberto à ideia de que a instituição não é dele, é de todos”, alerta.

Portanto, diálogo, profissionalismo, transparência e comprometimento com a transformação social têm cada vez mais espaço entre as verbas do 2º Setor. Desafio ou realidade do 3º Setor em Bauru e região?

#fica a reflexão

ONG BRASIL 2012

Congresso ONG Brasil reúne autoridades do setor no primeiro dia do evento

Fonte: Assessoria de Imprensa ONG BRASIL

A inédita participação do Governo Federal marcou o primeiro dia do evento. O curso gratuito "SICONV para OSC" sobre o Sistema de Convênios, Contratos de Repasse e Termos de Parceria do Governo Federal (Siconv) voltado para Organizações da Sociedade Civil teve as expectativas superadas e contou com 400 participantes, mais que o dobro dos 180 inscritos previamente.
O curso realizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República tem seu sucesso explicado por sua gratuidade - cursos semelhantes são oferecidos comercialmente por consultorias especializadas -, por sua amplitude, já que acontece nos três dias de congresso, e pelo fato de acontecer paralelamente ao Tira-Dúvidas.
O Tira-Dúvidas é um balcão de atendimento montado pela da Secretaria-Geral da Presidência da República no qual 40 servidores de 10 ministérios diferentes ficam durante todo o congresso à disposição dos visitantes para tirar dúvidas sobre os convênios entre as organizações da sociedade civil e o poder público, problemática que figura entre as mais recorrentes do universo das ONG.
A diversidade das entidades participantes do evento, a relevância das mesas do congresso e a ampliação do papel do evento como canal de interlocução intersetorial foram destacadas por Vera Masagão Ribeiro, diretora-executiva da Abong e membro da Plataforma por um Novo Marco Regulatório das OSC. "A ONG Brasil agora é um chamado para as OSC serem uma voz autônoma que colabora com governos e com o controle social das políticas de estado", disse.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Oficinas: Delícias da Roça


Companheiros da Rede Social Entrelaços, !
 O Programa Mesa Brasil Sesc Bauru convida Você para

Oficinas: Delícias da Roça
Aprenda a fazer deliciosos pães caseiros, bolachas e cupcakes aproveitando integralmente os alimentos e novas formas de montar e embalar essas saborosas preparações. Com a Culinarista Márcia Bessa Pereira Leite.

Pães Caseiros
Dia 13 de novembro, terça, das 14h às 17h
Sala de Uso Múltiplo 3, Sesc Bauru
30 vagas. GRÁTIS
 
Bolachas Integrais
Dia 05 de dezembro, quarta, das 14h às 17h
Sala de Uso Múltiplo 3, Sesc Bauru
30 vagas. GRÁTIS

Cupcakes
Dia 11 de dezembro, terça, das 14h às 17h
Sala de Uso Múltiplo 3, Sesc Bauru
30 vagas. GRÁTIS

Inscrições através dos telefones ou e-mail:
(14) 3235-1794 / 0800-7700444
mesa@bauru.sescsp.org.br

quarta-feira, 31 de outubro de 2012



Local:- Unidade do Senac Bauru
Av. Nações Unidas 10-22 - Centro - Bauru - SP


A proposta do programa é promover um diálogo sobre as consequências do uso de entorpecentes. Para isso, profissionais como Nara Santos, oficial de programa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC); Esmeralda Ortiz, jornalista e escritora; e Roberto Tykanori, coordenador da área técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde foram convidados.

Alguns dos assuntos tratados são: os impactos do uso excessivo das drogas ilícitas pelos jovens, o consumo cada vez maior do crack em nossa sociedade e as formas de tratamento da dependência química, as possibilidades de reintegração à sociedade daqueles que conseguem abandonar o vício e o papel da escola na prevenção e na ressocialização dos jovens adictos.

A teleconferência será transmitida ao vivo, direto dos estúdios da Gerência de Produção de Rádio e Televisão do Condomínio Sesc-Senac, no Rio de Janeiro, para mais de 400 salas e auditórios espalhados por todos os estados brasileiros e equipados com infraestrutura de ponta.

O debate contará com a jornalista Bárbara Pereira como mediadora e com Gildete Amorim, intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). 

O público pode participar do programa enviando perguntas, comentários e sugestões por e-mail teleconfsesc@senac.br, fax 0800-023-0220, telefone  0800-283-0270 ou Twitter @telesescsenac.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Reunião realizada no Núcleo Amizade


No dia 24/10/2012, o encontro mensal da Rede Social Entrelaços,foi na entidade assistencial Núcleo Amizade, na Alameda Athena, 4-60, Pq. Santa Edwiges, Bauru/SP.
Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido na entidade, faça uma visita ao blog:-
http://nucleoamizade.blogspot.com.br
  • Contamos com presença de:- 
Paula S. Battassini - SENAC
Maria Aparecida G. Lima - Associação Restaurar
Maria das Dores S. R. Castro - Associação Restaurar
Simone Aparecida Ferreira - Crehe Evang. Bom Pastor
Marina J. Gonzaga - Naranon para familiares
Maria Aparecida Vicente - Núcleo Amizade
Luciane Gomes Maykot - Núcleo Amizade
Angela F. Moraes - Pressco Comunicações
Cristiane Sobral da Silva - Cáritas Diocese de Bauru
Solange M. Thiago - Núcleo Amizade
Sílvia M. Siqueira - Núcleo Amizade
Rita Cássia Coltri Amaral - Núcleo Amizade 
Maria Cristina Munhoz - Núcleo Amizade 
Vânia Júlia Nardo - Núcleo Amizade 
Tereza Araújo Viloni- Creche Doce Recanto
Ofélia Azzi Mansanaro - Cantinho do Idoso/Piratininga
Daniele Ap. Q. Antunes - Núcleo Amizade 
Fátima Antunes - Núcleo Amizade 
Marcos Maykot - Núcleo Amizade 
Marta Maria Segifredo - Núcleo Amizade

  • Em breve estaremos informando a data e local do nosso encontro do mês de Novembro.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Jantar Beneficente - IPRESPA



Ação Fraternal 2012 – Confiança Supermercados
 
IPRESPA
Instituto Profissional de Reabilitação Social 1º de Agosto

Data da Realização: 06/06/12 quarta-feira
Horário: 20:00 hs

Local: Buffet Márcia e Marô
Rua Joaquim da Silva Martha, 13-26

Valor do Convite R$ 30,00 – Bebida e Sobremesa inclusos

Cardápio:
Jantar: Pernil Assado, Arroz Branco, Farofa de Banana, Maionese de Legumes e Sofiatelli de 4 Queijos.

Sobremesa: Sorvete de Chocolate

Bebidas: Água, Refrigerantes, Cerveja e Vinho

Crianças até 8 anos não pagam

quarta-feira, 28 de março de 2012

terça-feira, 27 de março de 2012

Almoço Fraternal

Almoço Fraternal do Núcleo Amizade
Dia 15/04, domingo, das 12h às 14h, na Sociedade Hípica de Bauru
Valor: R$ 15,00
Reservas antecipadas através do telefone: 14 3238-4811
ou via email
nucleoamizade@gmail.com